Vazamentos e infiltrações

Vazamento ou infiltração é motivo de muita dor de cabeça para o condomínio e os seus moradores. O caso pode até virar uma novela – já que, dependendo do local do vazamento, há muitas controvérsias sobre quem será o responsável pelo problema, arcando com os custos para resolvê-lo. Confira abaixo nossas dicas para evitar e resolver esse inconveniente:

Como evitar?

Há diversos tipos de impermeabilização e cada um é destinado a um uso do espaço. Há, por exemplo, a impermeabilização rígida e a flexível. A última é destinada a lajes, pois sofrem oscilação (dilatação e retração) com a mudança de temperatura.

Há também mantas próprias para uso em jardineiras ou floreiras. Já que, muitas plantas têm raízes agressivas que são capazes de perfurar qualquer tipo de estrutura, incluindo o concreto, gerando uma infiltração de água a cada chuva ou rega.

Vale salientar que infiltrações também podem ocorrer por descuido de instaladores de móveis ou eletrodomésticos. O uso de furadeiras, por exemplo, pode causar perfurações em canos e, até mesmo, o aperto além do necessário em uma conexão para a instalação de uma lavadora pode causar problemas.

Como resolver?

É preciso analisar com cuidado a mancha de umidade. Ela nos dá indícios do problema!  Uma parede com umidade rente ao chão, com altura até 1 metro, pode indicar que não houve impermeabilização adequada da fundação do imóvel ou que há infiltração decorrente do uso incorreto da cola para o revestimento ou ainda de algum problema vindo do vizinho. Manchas arredondadas próximas a canos ou registros podem indicar pequenos vazamentos nas conexões.Uma vez detectada a causa é preciso fazer o reparo o mais rápido possível para não danificar móveis ou revestimentos, que tendem a se soltar com a umidade.

Vazamentos em canos exigem a quebra da parede no local afetado e substituição do ponto danificado. Alguns fabricantes de tubos e conexões já oferecem produtos que são unidos entre si por um processo chamado de termofusão, que chega a uma temperatura superior a 200 graus. Mas para isso, é preciso contar com pessoal treinado para esta tarefa, em especial nos casos de instalação de água quente, muito comum agora em edifícios residenciais.

Nas paredes, é preciso descascar todo o revestimento e refazê-lo com aplicação prévia de produtos impermeabilizantes misturados à massa.

Vale ressaltar que os problemas referentes à ação da umidade estão presentes em todas as fases da vida de uma edificação. Sendo que a boa qualidade do projeto, com a escolha de materiais, de sistemas construtivos e da impermeabilização adequados, além da devida atenção ao microclima da região, garantem a prevenção do problema.

Bom, por hoje foi só… Esperamos ter te ajudado! Agora, compartilhe essas informações com seus amigos e vizinhos para eles também aprenderem a melhor forma de lidar com esse problema e deixarem a dor de cabeça de lado. 😊