Manter a cozinha limpa e arrumada é, ao mesmo tempo, um sonho e uma dificuldade. Armários desorganizados, louça suja e dificuldade de encontrar algum utensílio na hora que você precisa é muito chato! Calma, vamos dar algumas dicas para você aplicar na sua casa e deixar sua cozinha impecável. Confira abaixo:
1) Praticidade: além de bonita, sua cozinha deve ser funcional. Os materiais usados nos armários, bancadas, pias, pisos e lustres devem ser escolhidos levando em conta também a manutenção e limpeza do ambiente.
2) Somente o necessário: se você quer facilitar a rotina deste ambiente, cuidado para não se empolgar muito com as infinidades de itens específicos para esta área. Nos armários da cozinha, procure deixar o estritamente necessário.Nada de acumular muitos itens, pois esse hábito dificulta a organização.
3) Fácil acesso para itens do dia a dia: as panelas mais utilizadas devem ficar em paneleiros ou prateleiras.Organizá-las por ordem de tamanhos e todas com as devidas tampas, sempre próximas do fogão, facilita na hora da preparação dos alimentos. A mesma regra também funciona para as colheres, espátulas, conchas, facas e demais peças que serão usadas no cotidiano. O ideal é deixá-las sempre próximas e de fácil acesso. Ao cozinhar, deixe um descanso de talheres do lado do fogão. Isso deixa o espaço de trabalho limpo e organizado.
4) Armários em ordem: na organização dos armários a praticidade continua. As louças e utensílios que serão usados diariamente devem ficar em locais de fácil acesso. Separe por utilidades: pratos rasos, fundos, sobremesa, copos, potes, xícaras, travessas etc.Outra dica legal é setorizar partes dos armários para o café da manhã, jarras para água, sucos, saladeiras, travessas para servir, cestas, etc. Já as tábuas de carnes, legumes e frutas devem ser sempre separadas de acordo com a sua finalidade. As de madeira devem ser abolidas da cozinha, pois facilitam muito a proliferação de fungos e bactérias.
5) Um cantinho para os eletrodomésticos: os aparelhos elétricos, tendo espaço adequado, podem ficar sobre a bancada. Isso facilita muito na hora de usá-los e também ajuda a decorar a cozinha.
6) Potes guardados todos juntos: os potes costumam ser muitos e a maneira de organizá-los também ajuda muito na hora de encontrá-los. Separe-os por tamanho, profundidade e cores. Eles podem ser agrupados tampados ou com as tampas separadas – esta escolha vai depender do espaço que você tem disponível no seu armário.
7) Temperos sempre à mão: os temperos também podem ficar expostos. Existem vários modelos de peças para guardá-los de uma forma super charmosa e funcional. Já os azeites, saleiros e pimenteiros podem ser colocados em bandejas que irão direto para a mesa.
8) Panos de prato e sacolas: separe sempre uma gaveta para os panos de pratos e toalhas de mãos, dobrados em forma de rolinhos para ganhar mais espaço e também facilita na hora da escolha. Já as sacolas recicláveis e retornáveis devem ser agrupadas, seja em cestos ou puxa-sacos.
9) Despensa nos trinques: na despensa para mantimentos a organização deve ser levada muito a sério para evitarmos o desperdício de alimentos e a compra de itens desnecessários. Sem contar que uma despensa em ordem deixa muito mais fácil de encontrar o que procuramos.Tente separar os produtos por categorias! Use e abuse dos potes de vidro ou acrílico – prefira os modelos com tampas de fechamento herméticos. Ao passar o produto para os potes, observe a data de validade na embalagem original e com canetas específicas ou etiquetas, marque as validades nos potes. Os produtos também podem ser identificados com as etiquetas colantes, elas existem em vários formatos, modelos e cores.
10) Limpeza dos armários e produtos: sempre na chegada de novos produtos o espaço de guardá-los deve ser limpo. Latas, vidros, garrafas, embalagens de sucos, leite e outros produtos também devem ser lavados antes de guardados, lembrando sempre de fazer o rodízio dos produtos de acordo com a validade de vencimento.
11) Escolha a lixeira ideal: uma lixeira de pedal é sempre mais prática e higiênica – prefira as de chão! Não esqueça também de ter uma específica para reciclados bem sinalizada.
12) Xô bagunça: por fim, não acumule chaves, correspondências, remédios e outros objetos triviais neste espaço! Cada coisa em seu devido lugar
Afinal, com organização, ganhamos tempo, economizamos e sentimos um prazer enorme em qualquer ambiente! Gostou das nossas dicas de hoje? Então compartilhe com seus amigos, familiares e vizinhos para eles descobrirem os truques e terem a cozinha dos sonhos! 😉😉