Controle de acesso: 6 dicas para torná-lo melhor

Garantir a segurança e o bem-estar de moradores e funcionários exige uma gama de atitudes integradas que reforcem ou melhorem o controle de acesso para condomínios. A segurança sempre foi uma das prioridades das pessoas na hora de escolher onde viver, atualmente a preocupação com esse quesito tem aumentado, visto que a criminalidade tem aumentado, inclusive em condomínios. Para garantir a segurança, algumas medidas são necessárias, em especial no que tange os locais mais críticos e estratégicos que mais expõem condomínios a riscos desnecessários.

Visando essas questões, elaboramos seis dicas para aumentar a garantia de segurança nos condomínios, começando por suas entradas.

Guaritas como medida de proteção:

Fundamental para a segurança de um condomínio, a mesma deverá ser posicionada em local estratégico, a ser passagem obrigatória para acesso ao local e permitir uma boa visão do ambiente ao seu redor.

Rigoroso controle de acesso:

A maioria dos problemas relacionados a segurança do condomínios são ocasionados por erros humanos, que acabam, facilitando a passagem para desconhecidos. Para evitar que isso aconteça, é de suma importância o estabelecimento de um rigoroso controle de acesso a visitantes e terceiros, onde exija a identificação da pessoa e a confirmação dos moradores que estão aguardando a sua chegada.

Portaria remota:

Incluir a portaria remota como medida de proteção em seu condomínio, é uma opção bastante interessante pois a mesma além de ampliar os sistemas protetivos, ainda colabora com a redução dos gastos do condomínio. Ela substitui porteiros por sistemas eletrônicos que vigiam 24 horas por dia a movimentação nas entradas e saídas do condomínio, em um monitoramento feito a distância, por meio de câmeras de segurança.

Reforçar o controle de acesso com a segurança eletrônica:

Usar a tecnologia a favor do condomínio pode, alem de ampliar a segurança do local, pontuar positivamente a reputação do condomínio. As opções são variadas, indo desde câmeras e sistemas de alarme até projetos de segurança completos. Cabe ao condomínio decidir qual tecnologia é mais viável para si próprio.

Consulte profissionais antes de contratar serviços terceirizados:

Sempre ao contratar serviços terceirizados deve-se pesquisar o histórico e antecedentes dos profissionais e ou empresas que oferecem o serviço. Opte sempre por empresas  e profissionais idôneos, com um histórico de atuação e antecedentes confiáveis.

Estabeleça políticas e procedimentos internos para casos de emergência:

Planejar e adotar medidas preventivas, para lidar com certos problemas deixa moradores e funcionários mais preparados para encarar essas situações. Para que isso aconteça deve-se implementar normas e planos de contingência, para orientar as partes envolvidas a adotarem medidas preventivas para melhorar a segurança do ambiente. Incluir um controle de acesso para condomínios é um exemplo do que se pode incluir como política interna nestes regimentos.

Essas são alguma medidas que podem contribuir para o aumento da segurança e reduzir os problemas e desgaste causados pela possível entrada de desconhecidos nos condomínios. No geral deve-se estar atento a quaisquer ações que venham a fugir da rotina do condomínio e conte sempre com uma empresa especializada em sistemas de controle de acesso e gerenciamento de condomínio para fornecer o suporte necessário.

Fonte: Seu condomínio