Como lidar com brigas no condomínio

Em condomínios residenciais, algumas brigas podem atingir níveis críticos, se tornando até mesmo em casos de polícia. Mas, qual é o papel do síndico ou administradora na gestão desses conflitos?

A maior parte dos moradores acreditam que todo e qualquer problema é de responsabilidade da administração. Mas isso não é verdade! Não é função do condomínio se intrometer em questões ou problemas pessoais, essa interferência só é válida quando é referente a assuntos relacionados ao ambiente, como: vagas de garagem, animais, entre outros.  

Preparamos esse post para ajudar você a evitar essa complicada situação da melhor forma. Confira!

Animais domésticos

Não permita que seu pet transite pelas áreas internas do condomínio, evitando que faça sujeira e cause danos ao espaço, saia pela área de serviço ou pela garagem. Além do barulho (latidos e miados), o mau cheiro é uma queixa frequente, para resolver esse problema, indicamos que tente conversar com o morador para que o problema seja solucionado.

Vagas de Garagem

O excesso de barulho é mais uma causa de grandes brigas entre os moradores, mas caso algum morador não respeite a lei do silêncio, as advertências podem ser as melhores políticas iniciais. Caso o problema persistir, é importante aplicar as penalidades previstas na convenção condominial (e acionar a polícia, se for o caso).  

Confusões nas assembleias

As assembleias condominiais são momentos propícios para debater questões coletivas (buscando sempre um consenso geral), mas infelizmente também são um momento propício para confusões. É neste momento que o síndico ou administradora devem manter um pulso firme, relembrando que a assembleia deve se ater à pauta prevista e ao horário previamente programado. Caso a briga persista,  indicado é chamar a polícia ou, dependendo do desentendimento, deixar que os moradores se resolvam a partir do diálogo.

 

Quando consideramos as brigas em condomínio, uma coisa é certa: a convivência pacífica, respeitosa e tranquila de todos vale os esforços da gestão!