Como implementar a coleta seletiva no seu condomínio

Hoje, dia 05 de junho, comemora-se o dia mundial do meio ambiente. O objetivo da data é promover atividades de proteção e preservação do mesmo e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Pensando nisso, nossa matéria de hoje vai te dar dicas para que você possa ajudar na preservação do planeta dentro do seu condomínio. Confira!

Uma boa alternativa para começar essa ação é a implantação de coleta seletiva no seu condomínio. Afinal, separação de lixo é essencial para a manutenção do bem-estar social, seja ele ligado ao meio ambiente ou não. Além disso, o mal cheiro proveniente do descarte irregular de resíduos causa danos respiratórios e atrai animais peçonhentos geradores de diversos males.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos apartamentos de acordo com o tipo de resíduo. Os resíduos coletados podem ser recicláveis (metal, papel, papelão, plástico, caixa de leite e outros) ou rejeitos (não recicláveis). E o recolhimento do material pode ser feito do tipo porta a porta (serviço público ou privado) ou por ponto de entrega voluntária (PEVs).

Guia para iniciar uma coleta seletiva:

1- Espaço e conscientização: Só se deve implantar uma coleta seletiva caso haja espaço e condições adequadas para isso. A primeira medida que deve ser tomada é definir quais materiais serão coletados e orientar os funcionários a não misturar os sacos com diferentes tipos de resíduos. Em seguida, os moradores devem ser conscientizados da importância do descarte correto, já que muitos não possuem muita informação ou não possuem interesse no assunto.

2- Local de armazenamento: Verificar a quantidade de materiais gerados pelo condomínio é uma parte essencial para o planejamento.Após o levantamento desses dados é preciso definir quantos coletores serão colocados e qual será  modelo, realizar orçamentos ou realocar coletores que o condomínio já possui. É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar mau cheiro e entrada de bichos. O mais indicado para a adequada disposição da coleta seletiva é colocar os contêineres próximos aos elevadores de serviço, ou realocá-los para o subsolo e nas proximidades da garagem.

3-  Cuidado com papéis e plásticos: É preciso tomar muito cuidado pois esses materiais são de alta combustão e podem causar incêndios.

4- Treinamento para os responsáveis: Os profissionais de limpeza devem receber treinamento, usar os equipamentos adequados, receber pagamento por insalubridade e outras medidas para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.

5-  Retirar periodicamente os materiais: Em muitas cidades do país, as prefeituras municipais, por meio de órgãos competentes, possuem serviço de coleta seletiva que atendem prédios e casas dos moradores após efetuação de contato e de requerimento. Além disso, existem algumas empresas especializadas em coletas que oferecem um planejamento específico para condomínios.

Uma outra dica legal é sempre manter os moradores informados sobre as mudanças que serão efetuadas no condomínio, os benefícios que o projeto está trazendo e sua manutenção. Espero que tenha gostado da nossa matéria de hoje! Compartilhe esse post com seus vizinhos para juntos vocês poderem melhorar a coleta em seu prédio!