Como escolher bons fornecedores para o condomínio?

Para que o condomínio não possua desperdícios ou gastos desnecessários, é fundamental selecionar e avaliar os fornecedores para contratar aqueles que possuam produtos e serviços de qualidade.

É papel do síndico encontrar bons fornecedores para o condomínio a fim de melhorar a gestão da cadeia de suprimentos e trazer mais rentabilidade ao local.

Por isso, é preciso ter alguns critérios bem delineados e de acordo com as boas práticas na hora de avaliar os fornecedores. Isso evitará prejuízos no quesito qualidade, atrasos nas entregas, valores fora da realidade do mercado, entre outros.

Mas como escolher os melhores fornecedores para o condomínio? Separamos algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo.

Pesquisa de mercado

Para ter um resultado efetivo na busca pelo melhor fornecedor é importante analisar muito bem as opções. Esse processo requer muita pesquisa e paciência visto que contratar a primeira opção que responder às suas expectativas não é o mais indicado.

Procure sobre a marca ou profissional na internet e busque algumas informações valiosas sobre o potencial fornecedor. Lembre-se de verificar se o mesmo age de forma legal, a favor de conceitos como sustentabilidade ou valorização do colaborador, ou isso poderá trazer problemas sérios para sua empresa.

Fique atento aos preços e não se deixe levar por valores muito baixos, pois isso poderá indicar produtos de baixa qualidade, enquanto um custo muito alto poderá diminuir a margem de lucro da empresa. Avalie os preços de forma a manter um equilíbrio no orçamento apresentado.

Credibilidade

Verificar a credibilidade do fornecedor antes de sua contratação é fundamental para garantir uma maior segurança, além de prevenir imprevistos e atrasos.

Para isso, procure referências e histórico de transações ao conversar com outras empresas que já comercializaram com o fornecedor escolhido.

Entre em contato com a empresa e peça o contato dos clientes para buscar referências. Caso algum deles tenha rescindido o contrato com esse fornecedor, procure entender o que aconteceu para saber quais são os pontos fortes e fracos.

Uma outra forma de avaliar a credibilidade do fornecedor é buscando referências e depoimentos na internet de pessoas que já utilizaram os serviços. Você poderá colocar o nome do potencial fornecedor em uma ferramenta de busca, como o Google, e verificar se aparecem reclamações.

Nesse caso, é importante observar também como a empresa ou profissional lidou com o problema, pois isso atesta a qualidade do atendimento oferecido e pode contar pontos na hora de escolher o fornecedor.

Materiais utilizados

Não se esqueça de verificar a qualidade dos produtos e serviços utilizados em seu condomínio. Solicite ao fornecedor que encaminhe amostras e observe se as marcas são de qualidade, se há algo vencido ou danificado e se está tudo lacrado.

Tudo isso também pode ser checado no site da empresa ou em uma conversa com o fornecedor. Registre por escrito em e-mail ou contrato tudo o que for acordado, como matérias-primas e marcas, para garantir que tudo acontecerá de acordo com o combinado.

Experiência

Além de pesquisar sobre a credibilidade da empresa e os materiais utilizados, é importante avaliar também qual o nível de conhecimento específico do fornecedor em relação ao produto ou serviço a ser contratado.

Você também poderá analisar o portfólio de trabalhos já realizados pelo fornecedor para verificar se o serviço realizado por ele está de acordo com aquilo que o condomínio precisa.

Caso a empresa não possua um portfólio, é válido olhar imagens de produtos prontos e verificar qual o estilo das mercadorias produzidas, como são os acabamentos e quais as possibilidades de personalização oferecidas.

Trabalho transparente

É importante manter uma relação comercial com os fornecedores que seja baseada em transparência e confiança. Por isso, avalie bem como ele te trata, observe se cumpre os prazos de retorno, se as informações foram passadas com segurança e se você sente confiança no que ele diz.

Não tenha receio de perguntar sobre clientes, tempo de atuação e problemas que precisaram ser resolvidos, mas fique atento quanto ao tempo de resposta, pois se houver demora, o atendimento deixará a desejar.

O fornecedor precisará ser honesto em suas respostas para construir uma relação de confiança, viabilizando uma negociação com preço justo e prazo de entrega adequado.

Prazos e entregas

Nem sempre os problemas e necessidades de um condomínio podem esperar muito tempo. Por isso, deixe claro para os fornecedores as suas exigências e defina um prazo para a entrega dos produtos ou serviços no momento da contratação. Assim, o fornecedor deverá cumprir o que foi combinado e você não correrá o risco de ficar sujeito às condições dele.

Não esqueça de especificar também como e onde a entrega deverá ser realizada, mantendo todas essas informações de negociação em contrato para evitar futuros problemas.

Vale lembrar que, em alguns casos, existem fornecedores que diminuem o ritmo de trabalho e até mesmo abandonam o serviço depois de receber tudo o que foi combinado. Para evitar esse tipo de situação, combine com ele para realizar o pagamento no final ou deixar pelo menos uma parcela para depois que tudo estiver finalizado.

Orçamentos

Imprevistos e problemas sempre acontecem, por isso, é importante ter mais de um fornecedor em mente. Uma segunda opção evita problemas caso o fornecedor cancele o contrato inesperadamente ou não consiga entregar o produto dentro do tempo marcado.

Além disso, preços de serviços e produtos para condomínios podem variar muito e ter só uma ou duas opções é arriscado. Por isso, realize pelo menos três orçamentos, assim garantirá um mínimo razoável para comparar preços e prazos.

Não se esqueça que o barato nem sempre é o que vale a pena, assim como o mais caro nem sempre é o melhor. Leve em conta aspectos como prazo, entrega, qualidade e relacionamento para tomar sua decisão.

Seguindo essas dicas, você conseguirá encontrar bons fornecedores para o condomínio sem grandes dificuldades. Mas caso ainda assim exista alguma dúvida, procure um bom sistema de administração de condomínios e ele com certeza irá te ajudar.

Fonte: Condo Brasil