Quais são os maiores problemas em condominios?

É normal que condomínios enfrentem problemas.

As pessoas vivem em comunidade e precisam cumprir regras (sejam internas ou relacionadas à lei do condomínio). E nem sempre o fazem corretamente.

Condomínios maiores exigem ainda mais critérios nessas regras e costumam ser mais rígidos quanto a isso. Deste modo, ameniza-se os casos de, por exemplo, problemas na segurança, inadimplência, entre outros casos.

A Lei nº 4.591/64, a Lei do Condomínio, tornou-se secundária em relação aos artigos presentes no Código Civil. Mas ambos regem pela paz e bem-estar de todos que compartilham o espaço.

Conheça os principais problemas em condomínios.

Cachorro em apartamento

Juízes de diversas instâncias permitem animais em condomínios, por isso, cabe ao regimento interno colocar regras.

Por exemplo, existem condomínios que só permitem pets de pequeno porte. Há regras como, levar o animal no colo nas áreas comuns, usar apenas o elevador de serviço para transportá-lo, circular apenas com coleira e multar quando houver barulho em excesso.

Segurança máxima

A segurança é uma das questões que Administradoras e Síndicos precisam ficar muito atentos.

Por outro lado, o seu pleno funcionamento depende dos moradores, bem como da equipe de segurança. Neste último caso, todos os profissionais precisam ser treinados e capacitados para lidar com todas as possibilidades.

Os condôminos também precisam cumprir regras. Desde se certificar que o portão se fechou, até não permitir a entrada de estranhos sem autorização. Dessa maneira, evita-se casos que, no mínimo, assustam todos os moradores.

Além disso, investir em tecnologia é uma ótima maneira de reduzir ainda mais as possibilidades de problemas

Inadimplência em condomínios

Este é um dos principais desafios. Para evitá-lo, é necessário que a administração ou síndico informe o problema em assembleias, ou negocie com os moradores devedores.

Oferecer diversas formas de pagamento, descontos e negociação de dívidas são maneiras de reduzir os casos de inadimplência.

Barulho no condomínio

Outro campeão de reclamações em condomínios.

Logicamente, que todos devem ter tolerância, mas abusos precisam ser vetados. O Código Civil, Artigo 1.336, diz que um dos deveres do condômino é manter o sossego e salubridade de todos os que ali vivem.

Se o morador, por exemplo, gosta de tocar algum instrumento é orientado a realizar o revestimento acústico no local que costuma treinar. Ferramentas como furadeiras, máquinas de costura e afins também devem ser usados com bom senso.

O ideal é protocolar queixas quando são recorrentes, para que haja registro, e que o tema seja tratado em assembleia.

Prestação de contas

Nem sempre as falhas vêm dos moradores, pode ser que o problema esteja na administração. Por isso, o síndico deve sempre prestar contas aos condôminos a fim de que todos fiquem a par de como está administração do local, onde o dinheiro é investido, recursos, melhorias e manutenções.

 

Fonte: Condo Brasil