A manutenção correta e periódica de elevadores é muito importante para qualquer condomínio, seja ele residencial ou comercial. Para evitar acidentes, é importante prestar atenção nesse pequeno detalhe que faz toda a diferença. Por conta disso, resolvemos trazer esse tema para a matéria de hoje.
Infelizmente, é comum sabermos de notícias falando sobre problemas e acidentes relacionados aos elevadores, e a maioria deles é facilmente evitável. A manutenção preventiva faz parte das preocupações dos síndicos e, como afirmado, evita aborrecimentos futuros – e desnecessários.
Em alguns casos, é notável quando algo está errado com o elevador do edifício. Por exemplo, quando ele faz barulhos estranhos e/ou fica desnivelado nas paradas dos andares, ou se estiver gerando problemas frequentes, com panes regulares… Todos esses são sinais de alerta.
Um ponto que vale a pena destacar é que a conservação rotineira deve ser feita, por lei (no Rio de Janeiro, seguindo artigo 62 da Lei Municipal nº 2.743/99), em intervalos de, no máximo, 30 dias. Confira, a seguir, algumas dicas simples para manter os elevadores do seu prédio em segurança:
- Para realizar a manutenção, empresas especializadas e capacitadas devem ser contatadas – nunca deve ser feita por leigos.
- O limite de pessoas/peso deve, sempre, ser respeitado, evitando que o elevador fique sobrecarregado e acabe acontecendo algum acidente.
- Não jogue nada, nenhum tipo de material, no poço do elevador. Por mais inofensivo que um papel de bala, por exemplo, possa parecer, o estrago, no final das contas, pode ser grande.
- Evite deixar que a água, produtos de limpeza ou qualquer outro líquido caia no poço do elevador, podendo gerar danos sérios.
- Não use nenhum objeto para segurar a porta do elevador – móveis, sacolas, bolsas, entre outros.
- Aliás, não segure o elevador. Outra pessoa pode estar realmente precisando dele enquanto você espera sua mãe, tio, primo etc. etc.
- Caso observe algum problema, como piso do elevador desnivelado ou luzes apagas, não entre na cabine, e avise ao zelador e/ou síndico sobre.
- Chame apenas um elevador, quando houver dois ou mais no prédio. Além de economizar energia, essa medida reduz o desgaste desnecessário e melhora o tráfego no condomínio.
E então, o que acharam das nossas orientações? Na realidade, são sugestões muito simples de serem seguidas, não é verdade?! E, acreditem, elas podem evitar grandes dores de cabeça. Como já diziam os mais sábios, prevenir é melhor que remediar. #FicaADica