Cabe ao síndico garantir o funcionamento e cumprimento das regras do condomínio. Um dos principais requisitos para exercer esse cargo é: competência, organização e facilidade em resolver problemas.
Ser síndico é uma árdua tarefa. Quem escolher por assumir essa função, precisa responsável, sempre considerando o bem comum como prioridade. Trabalhando em prol do bem estar de todos os moradores do condomínio. Por isso, é justo que a pessoa que assumir essa função seja remunerada por ela.
Remuneração
Como o profissional será remunerado fica a critério da convenção. Nessa profissão, existem três formas de remuneração: a direta, indireta e mista. Independentemente da forma de pagamento, o síndico deve contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como contribuinte individual.
Eleição de síndico
Quando é escolhida a contratação de síndicos profissionais, essa escolha é feita diretamente na empresa terceirizada, sem discussão entre os condôminos. Mas quando se trata de síndicos convencionais, é preciso que seja feita uma votação em assembleia. Além, desse, outros cargos podem ser eleitos na reunião, como conselhos fiscais e subsíndico, mas estão relacionadas com o regimento interno, por não constarem na lei dos condomínios.
Condomínio é igual a uma empresa
Ver o condomínio como uma empresa é muito importante. Mesmo que seja sem fins lucrativos, um condomínio gerencia orçamentos e que tem como objetivo manter vários processos em funcionamento.
Transparência
Lidar com dinheiro é uma tarefa difícil. Principalmente quando o dinheiro não é apenas seu e é fonte de todo o funcionamento de um condomínio. Por isso, é preciso que tudo seja feito com muita clareza em detalhes relacionado a tudo o que entra e sai do caixa do condomínio e de como e porquê esse dinheiro está sendo empregado. Afinal, todos têm direito de saber qual é o destino da sua contribuição.
Decisões
Mesmo você não sendo o único responsável pelo condomínio, a maioria das decisões ficam nas mãos do síndico. Por isso, defina uma lista de prioridades, organize o tempo e foque os esforços onde precisa. Considere diferentes pontos de vista para não ter decisões egoístas e crie sempre um plano emergencial para cumprir o objetivo principal.
Prepare-se!
Para ser bem sucedido no seu cargo, conheça e entenda o regulamento interno do condomínio para saber quais são as regras que deverão ser seguidas. Impasses ou discussões, sempre serão resolvidos de acordo com o que diz o Regimento Interno