Grande parte dos condomínios brasileiros têm crianças, que precisam seguir algumas regras (elas e seus responsáveis), para que tudo continue transcorrendo da melhor maneira no edifício, evitando desentendimentos e acidentes. Sobre esse tema, falaremos melhor no post de hoje. Confira!
A boa convivência no condomínio é muitíssimo importante para todos os condôminos, sendo, também, de responsabilidade de cada um deles. E as crianças não poderiam ficar de fora. Elas precisam ser instruídas por seus responsáveis sobre essa questão, evidenciando a importância do respeito e da gentileza.
Além disso, vale a pena conversar com os pequenos sobre, por exemplo, barulho x silêncio, segurança no prédio (dentro e fora das unidades) e cordialidade. Como as normas devem ser respeitadas por todos, os pais precisam enaltecer sua importância, obedecendo e orientando as crianças.
Entre as regras mais comuns, estão, por exemplo:
- O horário permitido para brincadeiras nas áreas comuns do condomínio, que costuma ser entre 09h-20h, podendo variar em casa edifício, devendo ser respeitado o que consta na Convenção ou Regulamento Interno.
- As crianças não podem atrapalhar os funcionários do condomínio na execução de suas tarefas. Por isso, não devem ficar em locais inadequados, como, por exemplo, a guarita do porteiro.
- Crianças pequenas devem, sempre, estar acompanhadas por adultos. Isso é essencial, já que o condomínio pode esconder muitos locais perigosos, como, entre outros, piscinas, instalações elétricas, elevadores e escadas.
- Mesmo dentro dos apartamentos, as brincadeiras não devem ir até tarde, respeitando o horário de silêncio e o sossego dos vizinhos. Aqui, o horário permitido costuma ser até às 22h.
- Os funcionários não podem cuidar das crianças do condomínio. Por isso, não deixe seu filho sob os cuidados de nenhum funcionário, nem que seja por “apenas cinco minutinhos”.
E então, o que você achou dessas informações?! São normas que, na realidade, não são nada complicadas e apenas prezam pelo bem-estar e conforto de todos, além do bom funcionamento do condomínio. Por isso, faça a sua parte, incentivando seus filhos a fazerem a deles e, lembre-se: respeito e bom senso em primeiro lugar! ☺