Uma das principais dores que o mercado imobiliário possui pode ser agravada durante crise
Para entender melhor o momento que estamos passando e melhor organizar-se financeiramente, é essencial ficar atento às taxas de inadimplência.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), é previsto uma taxa de 18% de desemprego no Brasil em 2020. Em momentos como esse, a inadimplência tende a aumentar de forma abrupta.
Essa situação torna o pagamento de dívidas algo muito mais complexo e muitas pessoas terão que pagá-las em ordem de prioridade.
Nesse sentido, em alguns casos o pagamento do aluguel ficará comprometido. Sendo assim, a atenção com a taxa de inadimplência e os esforços visando sua redução devem ser redobradas.
Pensando nisso, logo abaixo apresentaremos a você, dicas de como controlar e evitar a inadimplência imobiliária.
APRIMORAR E POTENCIALIZAR SUA COMUNICAÇÃO
Como dito anteriormente, ter controle da inadimplência imobiliária se resume em potencializar o relacionamento com o locatário ou proprietário. Logo, aprimorar sua comunicação é um ponto chave.
A transformação digital que vivemos possibilitou que muitos tivessem acesso a smartphones. Portanto, uma abordagem inteligente seria usar tecnologias mobile associadas a comunicação de sua empresa, ou seja, utilizar aplicativos que foram desenvolvidos pensando no dia-a-dia de sua imobiliária. Algumas vantagens que apps como este podem oferecer para sua comunicação são:
- Comunicados segmentados;
- Atendimentos;
- Ligação inteligente;
- Alertas por diversos sistemas de comunicação.
COMUNICADOS SEGMENTADOS
Quando falamos de comunicados, pode parecer óbvio ou simples, mas é importante saber que existem produtos mobile que oferecem uma segmentação que os complementam.
Esta segmentação de comunicados contribui para uma maior eficiência e assertividade em seu disparo, possibilitando filtrar por perfil, imóveis, imobiliária e permitindo também a inclusão de anexos. Essa ferramenta tornará o relacionamento entre imobiliária e locatário mais prática.
ATENDIMENTOS
Já falamos muito do relacionamento da imobiliária para o cliente, mas e se invertemos o cenário?
Aplicativos que oferecem comunicação integrada com a imobiliária permitem a abertura de chamados pelos locatários ou proprietários com uma atribuição automática aos responsáveis para retorno, além de permitir que o usuário acompanhe em tempo real a situação do chamado.
Manter os canais de atendimento da sua empresa transparentes e automatizados tornarão o seu relacionamento com o cliente mais eficiente e organizado, que por consequência contribuirá para a redução da inadimplência imobiliária.
LIGAÇÃO INTELIGENTE
A ligação inteligente é uma tecnologia que poucos aplicativos oferecem, mas que tornará o seu diálogo com os clientes mais satisfatório.
A tecnologia em questão permite que uma mensagem de texto seja convertida em ligação, sendo possível até incluir o telefone da imobiliária como destinatário. Essa funcionalidade aumenta a receptividade da mensagem enviada, que por esta razão, resulta em uma otimização da comunicação entre empresa e cliente.
ALERTAS POR DIVERSOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
Como dito anteriormente, avisar aos seus cliente sobre prazos de vencimentos e ajustes influencia de forma positiva e direta no controle da taxa de inadimplência, mas de nada adianta você criar mais avisos ou enviá-los com mais antecedência sem também aprimorar a receptibilidade deles.
Pensando nisso que existem alertas por SMS, WhatsApp e e-mail padronizados alertando sobre vencimento de boletos e que permitem mensagens livres de acordo com a necessidade da Imobiliária. Ser capaz de abordar seus clientes por diversos meios de comunicação lhe trará um maior alcance para cada mensagem.
AVALIAR UM SOFTWARE DE GESTÃO IMOBILIÁRIA
Como em qualquer outro segmento, ter um software administrativo facilitará vários processos do seu negócio. Para o controle da inadimplência imobiliária não é diferente.
Além das diversas vantagens administrativas que um software de tecnologia imobiliária pode lhe oferecer visando a otimização de gastos e esforços na empresa, também é possível identificar funcionalidades que influenciam positivamente no controle de inadimplência.
CONTROLE DE INADIMPLÊNCIA COM CORREÇÃO AUTOMÁTICA
Qualquer tipo de automatização resultará em uma redução do esforço no processo administrativo, desafogando a equipe. Além disso, automatizar correções de inadimplências tornará o seu controle mais efetivo, evitando assim erros e retrabalhos, fazendo com que a relação da imobiliária com o locatário e/ou com o proprietário seja mais saudável.
ALERTA DE VENCIMENTOS E AJUSTES
Ao contratar um software de gestão imobiliária, é visível logo nos primeiros meses as vantagens que a utilização de alertas de vencimentos ou ajustes trazem a sua empresa com relação ao controle de inadimplência. O não pagamento do boleto por parte do cliente pode ocorrer por diversos motivos, que podem estar associados a falta de dinheiro e, também, por esquecimento. Dessa forma, os alertas de vencimento e ajustes são um item extremamente importante para reduzir a taxa de inadimplência.
Tudo se resume no melhor relacionamento que você pode proporcionar ao seu cliente. De fato, alinhar essa questão entre as duas partes facilitará a organização da vida financeira do cliente e, por consequência, evitará que ocorram atrasos em pagamentos.
MAIS VANTAGENS DE UM SOFTWARE DE GESTÃO
Além de facilitar o controle da taxa de inadimplência, escolher um bom software de gestão imobiliária poderá ser um divisor de águas para a sua empresa. Isso por que as vantagens que este oferece são muitas. Segue abaixo algumas delas:
- Solicitação de 2ª via de boleto;
- Geração automática de lançamentos;
- Relatório gerenciais;
- Envio automático de boletos com integração ao PABX;
- Baixa automática de boletos;
- Controle de caixa, e muito mais.
Fonte: Viva o Condomínio