Guia rápido: como economizar água no condomínio

Você sabia que um adulto usa, aproximadamente, 100 litros de água por dia?

Se esse dado já assusta, saiba que ao ano são gastos mais de 30.000 litros! Em grandes condomínios a quantidade de água gasta pode assustar os moradores.

Algumas medidas simples podem ajudar a diminuir o valor da conta no fim do mês e ajudam(e muito) a preservar o meio ambiente. Confira:

Hidrômetros

Uma das dicas mais recorrentes quando o assunto é ‘como economizar água’ é a individualização dos hidrômetros. A partir do momento que cada morador tomar ciência do quanto gasta de água por mês, ele se motivará a gastar menos, pois verá o impacto direto na conta.

O investimento para trocar os hidrômetros pode parecer alto inicialmente, mas os benefícios a longo prazo fazem com que o investimento valha a pena.

Reutilização de água

Caso a estrutura do condomínio seja suficiente, avalie a possibilidade da construção de reservatórios para coletar e armazenar água da chuva. Essa água pode ser coletada através das calhas e armazenadas no subsolo.

Caso seja do interesse do síndico e dos moradores, há a possibilidade de instalar equipamentos para filtrar e proporcionar a reutilização de água.

Cobrindo as piscinas

Você sabia que mesmo em dias um pouco mais frios a água da piscina evapora?

Exatamente! Condomínios que cobrem as piscinas economizam aproximadamente 380 litros de água por mês.

Cheque vazamentos

As inspeções periódicas são fundamentais para verificar a existência de vazamentos. Essa verificação pode gerar uma economia de 20% no custo mensal.

A cada seis meses, as inspeções deverão estar em pauta para votação em assembleia. Na vistoria, o técnico deverá identificar todos os vazamentos no condomínio. Caso o problema seja em decorrência do mau uso nas unidades, o morador deverá arcar com as despesas.

Redutores de vazão

A instalação de redutores de vazão em torneiras e chuveiros ajuda a economizar água. O investimento é garantido e a economia é notável logo no primeiro mês após a instalação.

Outra alternativa é a troca dos vasos sanitários para sanitários inteligentes. Estes vasos possuem uma caixa acoplada que despeja de 3 a 6 litros de água.