Como evitar acidentes domésticos

Acidentes domésticos são mais comuns do que imaginamos, principalmente com idosos e crianças. Mas, boa parte desses incidentes podem ser evitados com algumas medidas de segurança. Confira!

 

Tomadas e fios

Certifique- se que há proteção de todas as tomadas para evitar que aconteça choques. Também é importante evitar o uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins. Isso pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios.

 

Quedas


Queda são comuns em qualquer fase da vida, mas no caso de quem é idoso, uma simples queda pode se tornar um grande problema devido à fragilidade dos ossos. Recomendamos que sejam instalados tapetes antiderrapantes, corrimão nas escadas e barras no banheiro.

 

Queimaduras no fogão


Um dos grandes perigos da casa está no fogão. Os casos de queimaduras domésticas são muito comuns.A maioria dos acidentes envolvem crianças, que, por curiosidade e desaviso, mexem nas panelas que estão no fogão e acabam virando-as sobre si.
A melhor forma de evitar acidentes desse tipo é manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.

 

Quartos


Quinas de móveis merecem toda atenção, pois são causadoras de acidentes. Sempre que possível, dê preferência a bordas arredondadas. Os móveis devem ficar longe das janelas, nunca embaixo!

 

Pisos e sacadas

É muito importante ter cuidado em não deixar o chão molhado, pois a queda em pisos molhado é muito recorrente e pode causar sérios acidentes. No caso dos tapetes, os antiderrapantes são os mais indicados para a casa inteira.

 

Com esses cuidados, sua casa pode se tornar muito mais segura,oferecendo mais proteção para você e quem você ama.