No dia 07/05 comemoramos o dia do silêncio. Pensando nisso, nossa matéria de hoje vai abordar um tema que está sempre em alta e ainda gera muitas dúvidas: como lidar com barulhos vindos de fora dos condomínios? Se você mora perto de ruas movimentadas, por exemplo, deve se sentir bem incomodado com os ruídos que vêm da rua. Por isso, vamos dar algumas dicas para você se livrar de vez desses problemas.
Rua movimentada
Carros, motos, caminhões, ônibus e pessoas, junte tudo isso em uma mesma rua e terá a fórmula perfeita para a emissão de ruídos que atrapalha a vida doméstica e tira o sossego de muitas residências. Este item precisa ser avaliado na hora da compra e esta análise não pode ser feita em um único momento, isto é, avalie de manhã (bem cedo), no final da tarde e à noite, por exemplo, pois estes são horários críticos ou chamado horário de pico.
Como resolver o problema do barulho?
Mas quando a compra já foi feita a situação é diferente e outras alternativas precisam ser avaliadas. Neste caso, você terá de recorrer a algumas soluções acústicas para minimizar o problema de barulho proveniente de ruas. Abaixo algumas ideias que poderão ajudá-lo a minimizar o problema:
- Casa no fundo: Se a casa ainda não foi construída, considere a possibilidade de fazer a construção no fundo do terreno, assim você ficará mais distante da rua. Se houver uma casa na frente ou mesmo um muro bem alto, também pode ser uma boa barreira para os ruídos.
- Cômodos no fundo: Se o item acima não for possível, planeje a planta de forma a colocar no fundo os cômodos mais sensíveis ao barulho, como os quartos.Se o barulho for somente durante o dia, você poderá inverter, colocando a sala de estar e jantar no fundo.
- Muro alto: Erga um muro alto e totalmente fechado na frente, inclusive com portão fechado e com mínimas frestas entre o portão e o muro. O barulho é capaz de fazer curvas mas, uma barreira como esta poderá quebrar um pouco o som.
.
Outras soluções:
Converse com um arquiteto e peça uma análise da sua casa e as soluções acústicas que poderiam ser adotadas no imóvel em si, como:
- Trocar portas e janelas vedando-as para impedir a entrada de barulho. Existem modelos mais adequados a isto, mas geralmente a melhor opção são as janelas com vidro duplo e a vedação;
- Criar uma segunda parede de dry-wall com uma manta acústica entre as paredes. O gesso é conhecido por ser um bom isolante acústico e havendo a possibilidade de criar uma parede extra com este material, ajudaria bastante;
- Usar a mesma estratégia anterior para o teto em caso de apartamento onde o barulho vem de cima.
Antes de comprar um terreno…
Avalie a rua e como é o fluxo de veículos nela. Avalie também os finais de semana, pois há locais muito calmos durante a semana e parece estar tudo bem, mas nos finais de semana a coisa pega, principalmente se tiver nas proximidades de bares, locais de festas ou mesmo se for uma rua que funcione como corredor para esses locais.
Avalie a perspectiva do local quanto a possibilidade de existir tais problemas. Mesmo que o local seja calmo e a rua promissora, há alguns indicadores importantes a serem vistos, como:
- Rua corredor no final do bairro. Imagine que seja o último bairro e a rua seja uma espécie de principal para o acesso ali. O que tem depois deste bairro? É uma área vazia que pode ser explorada como loteamento ou novos bairros? Se sim é bem possível que no futuro sua calma rua torne-se um corredor de acesso a esses locais e o movimento aumente muito.
- A rua é paralela a uma rua principal de mão dupla? Se sim, fique atento, pois no futuro e com o aumento do tráfico na rua principal é possível que a prefeitura coloque ela de mão única e desvie o tráfego na mão invertida para a sua rua e aí já era.
Bom, esperamos que vocês tenham gostado da nossa matéria de hoje. Fiquem atentos a esses pontos na hora da compra do seu imóvel. Caso não tenha jeito, utilize nossas dicas de isolamento acústico. 😀