O acabamento da tinta faz toda a diferença no resultado da pintura final, e deve ser levado em consideração ao escolher as tintas para pintar algum cômodo (ou vários) da sua casa ou escritório. No post de hoje, falaremos sobre os diferentes tipos de acabamentos. Confira!
Há três tipos de acabamentos disponíveis no mercado: o fosco, o acetinado e o semibrilho. Para escolher entre as opções, é preciso conhecer suas propriedades e características, avaliando qual se encaixa melhor na necessidade específica do espaço em questão. Saiba mais a seguir:
- Fosco
Ele confere um visual opaco às paredes. Não possui brilho e, por isso, também acaba ajudando a disfarçar as imperfeições da parede, já que deixa uma aparência mais uniforme. É o mais indicado para as cores escuras, pois elas têm a característica de realçar os defeitos da superfície.
As tintas com esse acabamento costumam ser mais baratas que as outras, mas, pela sua porosidade natural, são mais difíceis de limpar. Por isso, deve-se avaliar bem o local que receberá a pintura, para que isso não atrapalhe. O acabamento fosco é indicado para paredes internas e tetos.
- Acetinado
De brilho intermediário, tem reflexos mais discretos, já que possui, em sua composição, mais resina do que as tintas foscas, mas nem tanto quanto as com semibrilho. Esse acabamento tem uma boa resistência a algas e mofos, além de facilitar a limpeza, que pode ser feita apenas com um pano úmido.
Como tem um discreto brilho, acaba evidenciando as imperfeições da parede. Nesse tipo de acabamento, os retoques costumam ficar bem marcados. Ele é indicado para áreas internas e de grande circulação, podendo ser aplicado em paredes, tetos, portas e rodapés.
- Semibrilho
É o acabamento que possui mais brilho dentre os demais, além de reflexos intensos – o brilho final dependerá da quantidade de demãos de tinta. Ele é mais resistente ao desbotamento e ao aparecimento de manchas, mas realça eventuais falhas na superfície, sendo indicado, portanto, para paredes sem imperfeições.
As tintas com esse acabamento são mais impermeáveis que as com acabamento fosco, protegendo e aumentando a vida útil do reboco ou da textura. Ele pode ser usado tanto interna, como externamente, sendo muito indicado para portas e janelas.
O que você achou das informações e dicas que trouxemos nessa matéria? Esperamos que tenha gostado e que, utilizando-as, consiga escolher melhor as tintas que for usar em espaços da sua casa ou escritório. Lembrando que é sempre importante contar com bons profissionais para realizar o serviço! #FicaADica ☺