Um dos principais motivos que levam as pessoas a morarem em condomínios, é a questão da segurança. Cuidar da segurança deve ser prioridade de todos os moradores. No fim de ano, os condomínios costumam a ter um grande fluxo de pessoas entrando e saindo, devido aos dias de descanso proporcionados pelo Natal e Ano Novo, férias escolares e confraternizações. Durante esse período aumenta as ocorrências de roubos em residências e condomínios.
É importante lembrar que não adianta ter um bom plano de segurança, funcionários bem treinados, equipamentos de última geração e altíssima tecnologia instalada se as normas de conduta em relação à segurança forem cotidianamente desrespeitadas. Com frequência, os moradores se descuidam e esquecem de colocar em prática as regras básicas de segurança.
A sugestão é sempre evitar ao máximo a divulgação dos dias que você estará fora de casa, trancar sempre as portas, e principalmente, avisar com antecedência à portaria se você irá receber visitas ou prestadores de serviço em sua casa. Segundo Thiago Goethnauer, especialista em segurança predial, os locais mais críticos do condomínio são a garagem e a portaria. “Cerca de 90% dos criminosos acessam esses os locais para praticar os crimes. Por isso, a importância de ter um bom controle de acesso”, afirma.
É importante destacar também, que além dos cuidados dos condôminos, os síndicos também devem dar uma atenção especial em relação à segurança. Mas, como?
A dica é investir em treinamentos para seus funcionários, cobrar sempre para que sejam seguidas as regras, observar ao máximo as manutenções básicas em relação à segurança.
Fonte: Viva o Condomínio e O Dia