A escassez de água é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido e, por isso, toda forma de economia é muito bem-vinda.
Confira nossas dicas para diminuir o consumo e evitar o desperdício nas áreas comuns e nos apartamentos.
1- Não deixe a piscina descoberta! Com a cobertura, a evaporação é reduzida em até 90%, chegando a uma economia de até cerca de 380 litros de água por mês.
2- Regar as plantas com o regador ou uma mangueira com esguicho-revólver evita a evaporação e economiza até 96 litros.
3- Não deixe de verificar se existe vazamentos em casa. É importante que uma inspeção seja feita periodicamente, pois, assim, as contas podem diminuir em até 20%.
4- Usar a vassoura para varrer a calçada, e não a mangueira. Essa simples medida pode gerar uma economia de quase 280 litros a cada 15 minutos.
5- Individualize a água! Faça uma cotação para ver em quanto fica a instalação de hidrômetros individuais: pode ficar caro por unidade, mas, a longo prazo, vale a pena, já que cada morador pagará apenas pelo que consumir.
6- Se o seu prédio é antigo, vale trocar os vasos das áreas comuns e das unidades: os modelos com caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga.
7- Incentive os moradores a economizar água através de campanhas com cartazes nas áreas comuns e comunicados internos, dando dicas de como evitar o desperdício.
Esperamos que, com essas dicas, a economia de água se torne ainda mais fácil de ser colocada em prática, trazendo vantagens para a natureza e, claro, para o bolso.