Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que foi celebrado em 22 de março, e pensando em te ajudar a colaborar com o futuro do planeta e a preservação de recursos, trouxemos, na matéria de hoje, dicas de atitudes sustentáveis para você ter na sua casa. Continue lendo e confira tudo!
- As descargas de caixa acoplada são mais econômicas. As que têm dois botões diferentes (dependendo da necessidade) também são um ótimo auxílio na economia de água.
- Aeradores nas torneiras garantem menor vazão de água, com sensação, na realidade, contrária, também ajudando bastante, portanto, na missão de economizar água.
- Para a economia de energia, ao comprar novos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, escolha os com selo Procel, que indica melhor eficiência energética.
- Utilize lâmpadas de LED, que, apesar de precisarem de um investimento maior, são muito mais econômicas e duráveis do que as fluorescentes e, principalmente, do que as incandescentes.
- Optar pela ventilação cruzada nos ambientes ajuda a economizar, pois evita o uso de ar condicionado e ventilador. Para que ela funcione, é necessário ter janelas em paredes opostas – preferencialmente, uma em frente à outra. O modelo basculante é útil, pois pode ficar aberto até mesmo em dias de chuva.
- Sempre que possível, tenha muitas plantas dentro de casa. Além de serem um charme, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar do ambiente em que estiverem. Pesquise sobre as melhores opções para cada cômodo da sua casa, variando de acordo com a função, incidência de luz, vento, e outros aspectos. Prefira as espécies nacionais, já que plantas nativas já são adaptadas às condições climáticas do país, exigindo menos cuidados, além de contribuir para a preservação da flora brasileira.
- Que tal criar uma horta na sua casa/apartamento?! Ela auxiliará na alimentação da sua família, dando novos gostos e sensações às refeições, além de contar, obviamente, com alimentos livres de agrotóxicos. Você pode plantar temperos, ervas, hortaliças e até legumes. Pesquise sobre como fazer isso, observando, também, as espécies que devem ser plantadas separadamente.
- Quem mora em casa pode instalar um sistema de captação da água da chuva, utilizando calhas, tubulações e cisternas/tanques. Sem tratamento, a água da chuva pode ser aproveitada para diversas situações que não exigem água potável, como a rega de jardim, a lavagem do carro/quintal e a descarga dos vasos sanitários, por exemplo.
E então, o que você achou dessas nossas sugestões? Esperamos que tenha gostado e que, munido delas, consiga fazer pequenas mudanças na sua casa, transformando, também, alguns hábitos seus e da sua família, para, dessa forma, conseguir poupar água e outros recursos – além do planeta, seu bolso agradece. #FicaADica